Quem é o Exú na Umbanda?

Muitos perguntam quem é o Exú na Umbanda. Somos os bons espíritos que ajudam a quem necessita.

Pisamos a onde é preciso pisar para levar a luz, a espada e a força e algumas vezes a alegria necessária.
Não agradamos por simpatia, não ajudamos quem não é merecedor perante a Lei.

Sou um espírito, como você, que hoje trabalha como Exú, nas matas, nos cemitérios, nas encruzilhadas, nas ruas, nos mares, nas cachoeiras. Trabalhamos e sempre trabalharemos na escuridão, em nome dos Orixás, levando a luz a quem necessitar, a quem merecer perante os olhos da Lei.

Não nos importamos com rótulos que a sociedade terrena nos dão, pois cedo ou tarde, sempre alguém irá necessitar de nosso auxilio, de nossa força, encarnado ou desencarnado.
Um dia, já errei, um dia já tive falhas humanas, e ainda as tenho, porém, hoje mais consciente, racional, trabalho em prol da ajuda daqueles que na qual um dia no mesmo campo emocional eu cai.

Não faço isso por obrigação, como punição, faço por prazer, por um desejo latente que soa em meu intimo. Um chamado divino me tocou um dia na qual todos nos somos chamados.
Não seja hipócrita e pense que todos os bons espíritos sempre foram da luz e sempre andaram pelo caminho reto.

Não não e não. Somos humanos, já eramos, já caímos e hoje estamos na situação de auxiliar por termos caídos e nos levantado, e de alguma forma escutado a voz que se comunica através do coração.

Pode-se passar centenas e milhares de anos, eu sempre serei Exu, até o dia que Deus não necessitar mais de mim no campo de “batalha”, pois enquanto o Pai quiser, eu estarei na escuridão, ajudando e lutando contra quem estiver contra a Lei e a Justiça.

Louvado e abençoado sejam nós exús, os bons espíritos que habitam na escuridão levando a luz dos orixás a quem necessitar e merecer!!

Deixe uma resposta