Pai Oxossi e o Mistério Caboclo

Pai Oxossi na Umbanda foi sincretizado com São Sebastião, santo católico, que reune muitas das características do arquétipo de Oxossi, assim sendo suas festividades ocorrem em 20 de janeiro.

Pai Oxossi rege a 3ª linha de Umbanda a linha do conhecimento, em seu polo positivo, junto com Mãe Obá, em seu polo negativo.

O elemento de Pai Oxossi é o vegetal, seu campo de força são as matas, bosques e florestas.

Em geral os filhos de Oxossi são curiosos, gostam de viajar, estudar, fazem amizades e passam a confiar nas pessoas muito facilmente.
Preferem ficar em locais ao ar livre a ficar em locais fechados, não gostam de monotonia, conversas tolas e pessoas falsas.
Costumam ser galanteadores, confiáveis, leais, sensíveis às necessidades do próximo, muito prestativos e gostam muito de falar.
Entretando podem ser também críticos ácidos, liguarudos, respondões, vingativos e briguentos.

Cor: verde
Velas: verde, branca
Sincretismo: São Sebastião
Frutas: todas
Flor: flores do campo
Número: 5
Planeta: Mercúrio
Bebidas: vinho tinto ou cerveja clara

Nossos queridos Caboclos e Caboclas são sem sombra de dúvidas alguns dos guias que mais chamamos ao terreiro para nos auxiliar em nossas dores e angústias.

São doutrinadores por natureza e atuam nas 7 linhas e irradiações divinas, nos ligando assim, aos nossos queridos Pais e Mães Orixas.

Temos caboclos e caboclas atuando sob o amparo dos 14 Pais e Mães Orixás, alguns trabalhando sob o amparo de mais de um Orixá para poder nos auxiliar ainda mais.

Seu ponto de força também são as matas onde podem e devem ser oferendados sempre que necessário.

A seguir passarei uma oferenda simples para se pedir o Axé de Pai Oxossi e outra para se pedir o Axé de nossos Caboclos e Caboclas.

É claro que quando uma entidade nos passar uma oferenda a ser realizada ela nos passará de acordo com nossa necessidade ou de acordo com as especificidade daquilo que se precisa alcançar, sendo assim alguns elementos podem diferir, diminuir ou serem acrescidos.

A seguir uma oferenda simples para Pai Oxossi.

Antes de se oferendar Pai Oxossi e/ou seus caboclos devemos oferendar a esquerda de Pai Oxossi para entrar em seus domínios para assim podermos assessar o lado sagrado.

Oferenda para os Senhores Exus e Senhoras Pomba Giras de Oxossi

1 vela preta
1 vela vermelha
1 vela verde
1 cigarro de filtro branco
1 charuto
1 champanhe rosé
1 garrafa de água ardente

No chão ao lado esquerdo de onde se pretende arriar a oferenda fazer um triângulo com as velas sendo no vértice, que aponta pra cima, ficará a vela verde, no vértice esquerdo a vela preta e novertice direito a vela vermelha.
Acender as velas e circular o triângulo com as bebidas depoitando as garrafas dentro do triângulo.
Acender o charuto e o cigarro e colocar, respectivamente, na boca da garrafa de água ardente e de champanhe.
Ajoelhar e pedir licença aos Exus, Exus Mirins, Pomba Giras e Pomba Giras Mirins de Pai Oxossi para arriar sua oferenda só então começar a montar a oferenda para Pai Oxossi.

Oferenda para Pai Oxossi:

1 pano verde (quadrado 1mx1m ou 50cmx50cm)
7 velas verdes
7 velas brancas
frutas variadas
flores do campo
cerveja clara

Na mata pedir licença aos Exus, Exus Mirins e Pombogiras que guardam o ponto de Força de Pai Oxossi e então dispor o pano verde no chão, arrumar as frutas e as flores encima do pano circular com as velas de forma intercalada, 1 verde, 1 branca, até completar, acender as velas e circular a oferenda com a cerveja clara.

Então ajoelhar, fazer a invocação e os pedidos.

Oferenda para os Caboclos e Caboclas:

7 velas verdes
frutas variadas
flores do campo
água de coco ou caldo de cana (garapa)
7 pembas verdes
1 folha de bananeira

Proceder como na oferenda a Pai Oxossi, pedir licença aos Exus, Exus Mirins e Pombogiras que guardam a mata então coloque a folha de bananeira no chão e por cima dela arrume as frutas, as flores e as pembas verdes, circule com as velas verdes, acender as velas, em seguida ciruclar com o líquido escolhido.

Fazer a invocação e os pedidos

Espero que tenham gostado desse artigo.

Um abraço fraterno

Daniel


Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhar com os seus amigos! Obrigado!




Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.