Oxum Ipondá

Osun rainha da cidade de Ipondá (Nigéria) é conhecida por sua altivez e por sua classe.
Porém não pense que ela é uma rainha “dondoca”, isso não é verdade: IPONDÁ É GUERREIRA!

Ela não é uma guerreira violenta e sim estrategista, se entra na batalha é pra vencer, caso não haja possibilidade de vitória pela força bruta, ela sabe ser política e diplomata. Iponda é a mulher que levanta a voz diante do povo, fala e é sempre notada e ouvida, a palavra de Iponda tem valor.

Caminha com todos os Orisas reis, os Oluayê senhores de Terras como Ogun, Sango, Alaketu, Obaluaye, Olufon, Elegibo e todos os grandes Obás; Também caminha com Erinlé que foi seu primeiro homem.

“Filha de Oloroke ela é a Osun que pariu o príncipe Ologunedé.”

Existe uma declarada rivalidade entrega Ipondá e a Yabá Opará e, em umas dessas batalhas Ipondá cegou Opará e por castigo de Olorum, Iponda se tornou a guia, a cuidadora de Opará após a cegueira.

O assentamento de Ipondá é como uma jóia preciosa de tão belo.

Iponda é a mulher dourada!
A língua de Iponda é direta e afiada, ela não volta atrás em sua palavra e o que ela diz se torna lei!

Os filhos de Ipondá são os de queixo elevado, os que passam por qualquer desavença de cabeça erguida, não há o que os perturbe e o que mais prezam é o bom nome e a dignidade. Não se vê filho de Ipondá passando vergonha ou constrangimento, eles calculam cada passo para que a coroa jamais caia de sua cabeça. Comumente são donos de Oyês e de cargos em seus Ilês.

Ore yeye!

Pérolas da Macumba


Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhar com os seus amigos! Obrigado!






Deixe uma resposta