Como funciona a Umbanda – Entenda as suas vertentes

Diversas religiões possuem vertentes para agrupar crenças ou segmentos diferentes. Algumas delas tem a sua divisão bem clara, porém em outras, encontrar uma definição para cada aspecto pode ser mais complicado. Como por exemplo, para entender como funciona a Umbanda, é preciso saber da existência das várias linhas e cada uma delas possui uma particularidade.

Existem diferenças desde a forma de doutrina até a organização do espaço. Uma linha da Umbanda possui relação direta com o espiritismo e nelas percebemos mais claramente as ideias de Kardec. Já as outras ramificações são mais voltadas para as religiões de origem africana e também cultuam os Orixás. E é assim como funciona a Umbanda, quer saber mais? Confira!

Entendo como funciona a Umbanda

Para saber como funciona a Umbanda, podemos dizer que a vertente mais kardecista é aquela conhecida como mesa branca e realizam maioritariamente sessões espíritas. A outra realiza sessões com pretos velhos, caboclos, utilizam os atabaques e tem característica mais africana.

As velas – Até agora falamos das influências africanas, indígenas e espiritas nesta religião e as velas vêm justamente do catolicismo. Os umbandistas também associam a cor da vela à determinada entidade. As velas verdes, por exemplo, representam as entidades das matas, as pretas e vermelhas Exú e assim por diante.

Os atabaques – As vertentes umbandistas que utilizam os atabaques o fazem porque acreditam ser importante ajuda na hora da incorporação do médium. E o modo como funciona a Umbanda obriga que as pessoas responsáveis por tocar o instrumento sejam consagradas, mas não são iguais os Ogans do Candomblé.

Como funciona a Umbanda e a mediunidade

A mediunidade é fundamental para a Umbanda, tendo em vista que o objetivo principal da mesma é promover a evolução do espírito por meio da caridade. O médium, também denominado de cavalo ou aparelho, cede seu corpo para que as entidades incorporem. Essas entidades vêm para atender pessoas que necessitam de ajuda espiritual para resolver problemas.

Sabendo como funciona a Umbanda, você entenderá que as oferendas, por sua vez, são usadas para que o espírito consiga exercer um maior controle sobre o médium. É uma espécie de agrado que também serve para fazer a limpeza do aparelho. Elas também podem ser realizadas de acordo com cada linha, cada entidade e o sacerdote responsável pela casa é quem vai orientar e organizar esses atos.

Fonte: Astro Centro


Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhar com os seus amigos! Obrigado!




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu
Mudar tamanho da letra
Contraste de cores
error: Content is protected !!