A Umbanda é uma religião brasileira que, apesar de sua origem recente, possui valores religiosos ancestrais. Esses valores foram herdados de diversas culturas religiosas que existiram muito antes do Cristianismo. As quatro correntes da Umbanda são baseadas em cultos africanos, nativos, na doutrina espírita kardecista, na religião católica, em elementos orientais como o budismo e o hinduísmo, e na magia. A seguir, exploramos essas quatro correntes em detalhes.
1ª CORRENTE: OS ESPÍRITOS NATIVOS
A primeira corrente da Umbanda é formada pelos espíritos nativos, que já habitavam o Brasil antes da chegada dos colonizadores. Esses espíritos praticavam o xamanismo, uma forma de espiritualidade que envolve a mediunidade de incorporação. Os pajés, líderes espirituais das tribos, conduziam cerimônias que envolviam a comunicação com o mundo sobrenatural. Eles acreditavam na imortalidade do espírito e na existência de divindades associadas à natureza e à criação divina.
Características Principais:
- Mediunidade de Incorporação: Prática do xamanismo que permite a comunicação com espíritos.
- Panteão Divino: Existência de divindades associadas à natureza.
- Ritos e Crenças: Cerimônias para equilibrar as influências espirituais e proteger a tribo.
2ª CORRENTE: CULTOS DE NAÇÃO AFRICANA
Os cultos de nação africana trouxeram para a Umbanda suas crenças bem definidas e rituais elaborados. Os africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos já possuíam uma rica tradição religiosa, que incluía a veneração de ancestrais e a prática de magias para equilibrar as influências do mundo espiritual. Esses elementos foram incorporados na Umbanda, enriquecendo seu panteão e rituais.
Características Principais:
- Imortalidade dos Espíritos: Crença no poder dos espíritos sobre os vivos.
- Rituais Elaborados: Culto aos ancestrais e divindades através de ritos detalhados.
- Panteão Afro-Brasileiro: Inclusão de divindades africanas, como os orixás.
3ª CORRENTE: ESPIRITISMO KARDECISTA
A terceira corrente é composta pelos espíritas kardecistas, que incorporaram espíritos de índios, ex-escravos negros e orientais. Conhecida como “Umbanda Branca”, esta vertente segue os moldes do espiritismo, mas aceita a manifestação de entidades como caboclos, pretos-velhos e crianças. Suas práticas são uma fusão entre o espiritismo kardecista e os elementos religiosos dos nativos e africanos.
Características Principais:
- Práticas Espirituais: Sessões sem atabaques, focadas em orações a Jesus Cristo.
- Aceitação de Entidades: Manifestação de caboclos, pretos-velhos e crianças.
- Doutrina Cristã: Fundamentos baseados no espiritismo, com influências de cultos nativos e afros.
4ª CORRENTE: MAGIA
A magia é uma parte intrínseca da Umbanda, sendo utilizada como meio de proteção e cura espiritual. A magia na Umbanda é principalmente positiva, ou seja, usada para combater influências negativas e espíritos malignos. Esse uso da magia é uma fusão natural entre a religião e práticas mágicas, tornando-se um aspecto inseparável dos rituais umbandistas.
Características Principais:
- Magia Branca: Uso de magia para fins positivos e de proteção.
- Trabalhos Espirituais: Integração de práticas religiosas e mágicas.
- Proteção Espiritual: Combate a influências malignas e práticas de magia negra.
CONCLUSÃO
A Umbanda, com suas quatro correntes formadoras, é uma religião rica e diversificada. Ela combina elementos de diferentes tradições espirituais e culturais, criando uma prática religiosa única e abrangente. Essa diversidade é a sua força, permitindo que a Umbanda continue a evoluir e se adaptar, mantendo suas raízes profundas e seu compromisso com a espiritualidade e o bem-estar de seus praticantes.
REFERÊNCIAS
SARACENI, Rubens. Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada – A Religião dos Mistérios – Um Hino de Amor à Vida. Editora Madras.