A cor branca tem sua razão de ser usada na umbanda para lembrar que a nossa religião é orientada pelos orixás, sendo Oxalá, o “Rei do Pano Branco” que tem a supremacia sobre todos os orixás restantes, englobando na cor branca, as vibrações de todas as outras cores que representam os orixás; o qual Oxalá é o “Pai Supremo”.
A roupa branca usada pelos médiuns nas casas de santo, nos lembra nossa igualdade perente Deus, pois não importa o nível social, cultural, intelectual dos médiuns que fazem parte do terreiro, a roupa branca significa igualdade de seus filhos aos olhos de Deus.
Daí nos lembramos de que o costume de usar branco, não só na virada de ano, tem diversas possíveis origens. A roupa branca não só representa a pureza, como também representa os bons votos para o próximo ano.
Nos costumes do oriente e é a cor das nuvens e da luz do sol, símbolos do céu e da elevação espiritual.
Abuse das roupas brancas e traga aquele toque de sorte do seu orixá de cabeçaassociando a roupa branca um acessório na cor principal do seu santo no dia 31 de dezembro.
Por exemplo, se você é filho de Oxum, acrescente algo dourado ao seu visual de reveillon e estará trazendo boas vibrações de prosperidade desta orixá para o ano que inicia.
Veja as cores associadas a cada orixá
- Exú – vermelho e preto
- Ogum – azul escuro e verde
- Oxóssi – azul turquesa e verde
- Ossaim – verde e branco
- Omulú e Obaluaiê – marrom, amarelo, preto
- Xangô – vermelho e branco
- Iansã – vermelho, rosa e marrom
- Iemanjá – prata, azul claro, rosa
- Oxum – amarelo ouro, dourado, rosa, azul claro
- Nanã – lilás, roxo
- Ewá – rosa
- Obá – laranja, marrom, amarelo
- Logunedé – azul turquesa com amarelo ouro
- Oxumaré – amarelo ouro e verde
- Irôko (Tempo) – cinza, verde
- Oxalá – branco